Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

João da Cruz e Sousa...


Vi hoje no facebook que no dia 24 de novembro Cruz e Sousa tinha nascido, até que resolvi pesquisar quem é e fiquei encantada pela sua biografia, espero que também gostem. Adorei ver a força de vontade e perseverança que ele tinha em vida.

Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, foi o autor responsável pelo marco inicial do Simbolismo no Brasil.

Era filho de ex-escravos e ficou sob a proteção dos antigos proprietários de seus pais, após receberem alforria. Recebeu uma educação exemplar no Liceu Provincial de Santa Catarina. Além disso, o sobrenome Sousa é advindo do ex-patrão o que demonstra o afeto do mesmo para com os pais do futuro autor.

 Cruz e Sousa teve que enfrentar o preconceito racial que era muito mais evidente na época do que é hoje em dia. No entanto, isso não foi pretexto para desmotivá-lo, uma vez que é conhecido como o mais importante escritor do Simbolismo.Foi diretor do jornal abolicionista Tribuna Popular em 1881. Foi nomeado promotor público de Laguna (SC), no entanto, foi recusado logo em seguida por ser negro.


Cruz e Sousa faleceu aos 36 anos, em 19 de março de 1898, vítima do agravamento no quadro de tuberculose.

O simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo e ao Realismo.
No Brasil, o simbolismo teve início no ano de 1893, com a publicação de duas obras de Cruz e Souza: Missal (prosa) e Broquéis (poesia). O movimento simbolista na literatura brasileira teve força até o movimento modernista do começo da década de 1920. 

Fontes : Brasil Escola / Sua pesquisa.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...