Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

Análise do conto '' A queda da casa de Usher''




- RESUMO DO CONTO "A QUEDA DA CASA DE USHER"
O narrador inicia o conto descrevendo o caminho que percorre para chegar até a casa de um amigo de infância que há muito não vê, Roderick Usher. Informa sobre uma carta enviada por esse amigo, que sob forte agitação pedia sua companhia.
A paisagem lhe causa uma acentuada angústia; descreve ao chegar o cenário mórbido da casa e a aparência física de seu amigo, que mais lembrava um defunto. Usher informa ao amigo que sofre de uma doença nervosa que atacou toda sua família, conta-lhe que morrerá disso e que também em conseqüência dessa doença sentirá infindáveis sensações anormais. Mora também naquela casa Lady Madeline Usher, epiléptica e cataléptica, que logo veio a morrer. Depois da morte de sua irmã, Roderick ainda espera quinze dias para enterrá-la, por causa da catalepsia. No enterro provisório, no calabouço, revela que são gêmeos e por isso a tamanha semelhança na aparência. Depois desse fato, Usher muda completamente e o narrador, sete ou oito dias após a morte de Madeline sai pela casa sem sono e encontra Usher trêmulo e apavorado. Tentando acalmá-lo, o narrador faz uma leitura do primeiro livro que encontra. A leitura prende a atenção de ambos, mas ao ler sobre um arrombamento, um grito e um estrondo, parecem ser reais, porém abafados. Depois de algum tempo Usher declara: "Nós a sepultamos viva!" .Em pânico, assistem à aparição de Lady Madeline Usher, que com uma forte rajada de vento surge e cai por sobre seu irmão, que previra todo aquele terror Ambos morrem. O narrador foge aterrorizado e quando olha para trás vê somente a lua vermelha como o sangue e a casa desmoronando e sendo sucumbida pelo lago.

- ANÁLISE DO CONTO
O título anuncia, de certo modo, o desfecho da história, ou seja, a destruição da casa. É uma antecipação, uma premonição da queda da casa, tanto da casa em si quanto da família -Roderick Usher e sua irmã Madeline eram os dois últimos.

Meus comentários


Não sou fã de conto, mas confesso que gostei bastante desse conto de Edgard Allan Poe, hoje mesmo, fiz um trabalho sobre esse conto e sobre o Gato Preto, outro conto o qual já coloquei aqui  aqui  no blog. Notei que os contos deles abordam, geralmente, os mesmos assuntos: morte, insanidade, violência, crimes e terror. Espero que esse resumo ajude vocês, assim como me ajudou.
Beijos!! Até a próxima.

Quem puder, por favor, curte no facebook a página do blogger, aqui.

27 comentários:

  1. Muito bom seu resumo e sua análise, gostaria que se possível fizesse o mesmo com o Corvo do mesmo autor. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse conto A Queda da Casa de Usher faz parte de um livro de contos do Edgard Allan, porém nele não tinha o conto O corvo. Já ouvi falar, mas nunca li.

      Vou procurar na internet o conto integral para eu ler e depois fazer um resumo. Se eu não encontrar indico um bom resumo ou análise que eu encontrar. Próxima semana com certeza já vai estar aqui no blogger!!

      Que bom que gostou desse resumo, obrigada =D

      Excluir
    2. Eu amei esse livro eu o li todo e bom ainda mais em um lugar sucegado

      Excluir
  2. Obrigada pelo resumo,me fez entender melhor o conto e gosto muito do Edgar,estou pensando em fazer minha monografia sobre algum cono dele.
    Boa noite!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os contos que li dele realmente são ótimos.
      A leitura é muito interessante.

      Obrigada pela visita e boa sorte com a monografia.

      Excluir
  3. Ainda bem que você me deu essa ajudinha. Eu li o conto mas não entendi o final, a partir do momento em que ele começa a ler o livro. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  4. Eu li o conto, e de certa forma gostei. Mas achei que o final, principalmente a queda da casa, foi meio que jogado para o leitor.. Deu a impressão que Poe queria finalizar logo o conto e por isso fez aquilo.
    Quanto a irmã Madeline Usher, eu fiquei um tanto confuso. Não sabia se ela estava viva de verdade, embora ele tenha DITO isso, ou se ela retornou dos mortos possuída pelo próprio espírito vingativo ou por outro que queria o fim da linhagem dos Usher (o que pode ser também), sei lá.. Isso ficou meio vago.. Pois pelo que ele disse, ela possuía uma força descomunal, principalmente para alguém já com o pé na cova, literalmente.. Poderia ela ser uma vampira? Talvez.. São muitas indagações que apenas compartilho.
    Quanto a cena da morte de Usher também foi tão rápida, tipo, pum, tá morto. Sabem.. Poe era um gênio, mas ainda sim um louco.. E foi esquisito.. Ele começou bem a trama, enrolou os leitores nos fatos, e quando realmente interessou, correu para finalizar tudo.
    Fiquei decepcionado.
    Esperava mais de Edgar Allan Poe!

    Att,
    SM.

    ResponderExcluir
  5. E NAO ENTENDI MUITO A MORTE E A REAPARICAO DA IRMA DE USHER ALGUEM PODERIA ME RESPONDER O QUE ACONTECEU MESMO ELA MORREU ,E ERA UM ESPIRITO OU ENTERRARAM ELA VIVA ENTAO COMO ELA NAO SE MEXEU NA HORA QUE A ENTERRARAM????POR ACASO ELA TAVA TENDO UM ATAQUE DE CATALEPSIA QUE DEIXOU ELA SEM SE MOVER ????????ME RESPONDEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Na verdade, eu creio, que isso faz parte do enigma do conto. Mas eu acredito na ideia de que ela foi enterrada viva..é difícil saber, mas é o que acredito.

      Excluir
    2. Em sua obra Poe não apresenta personagens sobrenaturais. Sempre há a indução ao leitor de que algo alheio à ordem natural aconteceu (a grosso modo, mas exemplar, é os desenhos animados da Turma do Scooby Doo), quando na verdade é a perturbação psiquíca dos personagens que alimenta a tensão em seus contos.

      Excluir
  6. Vo tira um 10 =D tem que fazer 'A queda da casa de Usher, O gato preto , O Corvo

    ResponderExcluir
  7. huuu e o maximo gosto de conto assim <3 <3

    ResponderExcluir
  8. Nossa muito bom resumo já li e gostei muito me ajudou muito, tirei nota boa na aula kkk.
    E já li também o corvo e muito bom
    ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!!

      O corvo ainda não li, mas ouço muito falar.
      Obrigada pela visita

      Excluir
  9. Adorei muito, me ajudou no trabalho de escola.

    ResponderExcluir

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...