Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A Missa do Galo - Machado de Assis



Cada qual sabe amar a seu
modo; o modo; pouco importa; o essencial é que saiba amar.


Machado de Assis


Estou lendo o livro '' Contos Escolhidos '' de Machado de Assis. O primeiro que li foi o   '' Pai contra Mãe ''.
Hoje vou falar um pouco sobre o conto '' A missa do Galo''. 

O conto é narrado em primeira pessoa e é retrospectivo, o narrador relata um acontecimento em um período em que ainda possui apenas dezessete anos.

''Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta.'' 
O Personagem, Nogueira, estava hospedado na casa do Sr. Meneses, um escrivão, este que foi casado primeiramente com uma das primas de Nogueira. Porém casou -se depois com Conceição, um pessoa santa. Estava já ele casado com ela no período que o narrador hospedou-se na casa dele. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. 
Inicialmente, Conceição padecera, mas com o passar do tempo acostumou-se. Devido a isso era tida como ''santa'' por não protestar sobre isso. 


Meneses sempre usava um eufemismo nas noites que ia encontrar com sua amante, ou ''camborça'', como usou Machado; este dizia que iria para o teatro. Em uma das noites que Nogueira estava em sua casa o escrivão disse que iria para o ''teatro'', Nogueira que nunca havia ido para o teatro pediu para o acompanhar. As escravas riram e a sogra fez uma cara feia, porém só depois o narrador pôde entender o porquê.

Nesta mesma noite Nogueira iria para a missa do galo, decidiu ficar lendo até chegar a hora de ir para a missa. Enquanto lia no interior da casa, escutou um ruído e logo após avistou Conceição. Esta começou a introduzir assunto com ele. Porém, o jovem, talvez por ingenuidade ou inexperiência, não percebeu a intenção da mulher do escrivão através de seus gestos, atitudes, andar, expressões, frases e vestes que esta parecia disposta a tentar seduzir o imaturo rapaz. Entretanto, mesmo sendo imaturo ele notou uma mudança na personagem.

'' Há impressões dessa noite que me aparecem truncadas ou confusas (...) ela,que antes era apenas simpática, ficou linda, lindíssima.''
 Então, eles não tiveram nenhum envolvimento.Um período depois ele volta a cidade, porém Meneses havia morrido de apoplexia e Conceição casou - se com o escrevente juramentado do marido.

Encontrei em um site o estilo literário do conto: Realista.

''O resultado é um diálogo vivo e extraordinariamente verdadeiro, que na época foi considerado até chocante de tão inovador. Ao ler uma obra dessa, tem-se a impressão de estar lendo uma obra contemporânea, que acabou de ser escrita.''

Frases principais do conto:

'' Há impressões dessa noite que me aparecem truncadas ou confusas. Contradigo -me, atrapalho -me. Uma das que ainda tenho frescas é que, em certa ocasião, ela,que antes era apenas simpática, ficou linda, lindíssima''
 “Mais baixo, a mamãe pode acordar.” “E não saía daquela posição, que me enchia de gosto, tão perto ficavam as nossas caras.(…). Afinal cansou; trocou de atitude e de lugar.Deu volta à mesa e veio sentar-se do meu lado, no canapé. Voltei-me e pude ver, a furto, o bico das chinelas; mas foi só tempo que ela gastou em sentar-se, o roupão era comprido e cobriu-as logo…” “O quê? Perguntou ela inclinando o corpo para ouvir melhor.”
''Tinha não sei que balanço no andar,  (...) essa feição nunca me pareceu tão distinta como naquela noite.''


Em breve irei postar o conto integral aqui no blogger..assim como fiz com o conto ''Pai contra Mãe ''.
Gente, quem quiser curte a página do blog no face e, assim, você acompanha todos os posts. Aqui!

17 comentários:

  1. Só uma correção, esse texto é dado como realista, não naturalista... O naturalismo faz parte do romantismo, e esse romance é realista devido a fato de não conter um final alegre e comum como a maioria do romances...Machado de Assis ja fez textos assim como, "A cartomante" ou "Uns braços".
    Espero que seja útil ^^
    Fonte: estou estudando isso :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza foi útil!!
      Pesquisei e vi aqui e em outras fontes:
      http://www.escolamobile.com.br/Emedio/vereda/arquivos/portugues/3cport_cm_78.pdf (página 4)

      ...que é realmente uma obra realista, entretanto também encontra- se traços do naturalismo.

      Obrigada, vou ajeitar isso!

      Excluir
    2. Alisson Bruno, naturalismo faz parte do realismo, estou estudando esta matéria também!

      Excluir
  2. salvou minha vida obrigadoooo

    ResponderExcluir
  3. valeu tinha aula hj e o professor pediu esse texto

    ResponderExcluir
  4. Po me salvou tenho teste sobre varios contos do machado!!!

    ResponderExcluir
  5. Obg sou muito nova e não entendi muito a Literatura, agora me explicou muita coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico contente. Quando aprender mais aposto que vai se apaixonar pela literatura. Volte sempre!!

      Excluir
  6. Amei seu blog,me ajuda bastante,e ainda tem um design lindo !Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou!:D
      Espero que volte mais vezes, bjs

      Excluir
  7. muito bom! tenho prova hoje sobre este conto.

    ResponderExcluir
  8. Só Uma Pergunta... Pq A Mulher Do Escrivão Queria Seduzir O Nogueira? Por Favor Mim Tire Essa Dúvida

    ResponderExcluir

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...