Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resumo de Pai Contra Mãe (Machado de Assis)

''Cândido Neves não gostava de trabalhar e não ficava muito tempo em emprego algum, depois de tentar vários ofícios assume a função de capturar escravos fugidos. Cândido casa-se com Clara que era órfã e morava com a tia Mônica. Até que o casal decide ter um filho, a contra gosto da tia.

Durante a gravidez, a situação financeira da família vai piorando até que no nono mês de gravidez de Clara, eles são despejados. Quando nasce o filho, tia Mônica insiste para que o menino seja entregue na “Roda dos enjeitados” para ser adotado. Cândido e Clara sofrem muito, mas aceitam. No caminho para a Roda, Cândido vê uma escrava fugida, captura a mulher e recebe uma gorda recompensa, podendo então manter seu filho em casa. 

Acontece que a escrava capturada estava grávida, e provavelmente abortou com os castigos recebidos pelo seu dono quando a recebera. Ficando,então, da amarga ironia de vida do filho de Candinho ter custado a vida do filho da escrava. Nesse final se justifica o título do conto Pai (Candinho) contra Mãe (escrava fugida). O autor mostra a miséria humana, através dos dramas paralelos de um pai contra mãe, lutando por duas vidas, onde o indivíduo é capaz de aplacar sua consciência, mesmo tendo cometido o maior dos crimes, justificando a troca de uma vida pela outra.''  

Via net saber.

Aqui se encontra uma análise mais detalhada escrita por mim. 
Espero que gostem!

Gente, quem quiser, curte aqui a página do blogger no face! Faça uma blogueira feliz!:D  



50 comentários:

  1. Me ajudou muito ! Obrigadoo

    ResponderExcluir
  2. ajudou de mais , obrigada

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada por visitar o blogger!
      Fico feliz por saber que o post lhe ajudou.

      Excluir
  4. VALEU GABI. VOU APRESENTAR UM TRABALHO SOBRE ESTE TEXTO COMPARANDO-O AOS DIAS DE HOJE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      Boa sorte com o trabalho..

      Agradeço a visita no blogger!

      Excluir
  5. Vou voltar sempreee. <33

    ResponderExcluir
  6. vlwwwwwwwww ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  7. parabéns:Adorei o seu resumo,ele vai me ajudar muito no meu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. pesquisa de portugues terminada, obrigadão nao achava isso em lugar nehum!

    ResponderExcluir
  9. Leticia, esclareceu bastante!!! Muito bom... Sou seu fã!!!! ;-) rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, rsrs!:D

      Continue visitando o blogger para conferir as novidades.

      Abraço

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou a entender o final! VLWW
    alias adorei o blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooww, muito obrigada!
      Fico feliz..Obrigada pela visita, bjs!

      Excluir
  12. Ajudo muito muito mesmo vlw

    ResponderExcluir
  13. caramba me ajudou muito obg
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Ótimo conto!!! E o texto ajuda bastante a entender um pouco melhor a história... :) :)

    Parabéns pelo Blog! ;D

    ResponderExcluir
  15. Nossa, me deu uma baita mão, eu tinha de fazer o resumo desse livro e o blog me deu várias idéias. Até copiei um pouquinho kkk... OBG FLOR...

    ResponderExcluir
  16. obg me ajudou bastante...parabens pelo blog.é de +

    ResponderExcluir
  17. obgg....
    ajudou muito...
    :*

    ResponderExcluir
  18. obgda me ajudou muito leticia gabriele

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Quais são os personagens?
    Em que tempo aconteceu?
    Qual é o narrador?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Me ajudou demais, eu precisava fazer o resumo do livro, mas eu não tinha. Achava q eu não ia encontrar em nenhum lugar, muito obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pelo resumo ajudou bastante

    ResponderExcluir
  23. Mas qual ea tematica do conto? Por favor

    ResponderExcluir

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...