Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Janet do pescoço torcido - Robert Louis Stevenson

Hoje eu ia falar de um conto que li no livro que a escola passou, mas não sei se eu iria conseguir passar as informações desse conto pra vocês. Então copiei de um texto da net mesmo... Aí está bem completo, com certeza saiu melhor do que se eu fosse escrever. 

A história inicia-se quando o Rev. Soulis já era velho justificando o fato deste ter uma aparência triste, bastante severo nos seus julgamentos, apavorava inclusive as crianças da região quando falava. Vivia sozinho, sem companhia humana, num lugar apavorante, no meio de densas florestas, perto do rio Dule onde localizava-se a paróquia da aldeia de Balweary. O Rev. Soulis gostava de ficar até tarde escrevendo. Desde muito jovem quando chegou à aldeia de Balweary conta a história de uma senhora chamada Janet que tinha um comportamento incomum para àquela época, pois levava uma vida livre e inclusive teve um filho solteira com um soldado da aldeia. Por esse motivo não era bem vista pela comunidade, inclusive todos a viam como uma bruxa, feiticeira, endemoniada, características essas que nos remetiam, sem dúvida, a tipos humanos bastantes comuns em cidades pequenas. Pessoas que sem explicação se enlouqueciam e tinham, com isso, um comportamento fora dos padrões impostos pela sociedade. Janet nos faz lembrar dos tempos da Idade Média, quando o homem ignorante, levado pelos preceitos da igreja, com seus dogmas e doutrinas inquestionáveis, julgavam as mulheres ditas “prostitutas”, ou mesmo, aquelas que se entregavam facilmente aos homens sem antes terem se casado, eram consideradas “bruxas” e queimadas na fogueira da Inquisição, vítimas de julgamentos cruéis e mortas injustamente por aqueles que se consideravam superiores. O Rev. Soulis era jovem, sem muita experiência. Resolveu convidar Janet para trabalhar na paróquia, com afazeres domésticos. Os mais velhos da aldeia não aprovaram esta atitude e se enfureceram contra ela e contra o pastor. Ela, uma senhora muito calada e centrada na sua obrigação não manifestava nenhuma atitude de ira ou mesmo raiva dessa desaprovação ao novo emprego, mas, porém, às vezes, falava e gritava tanto que chegava a ensurdecer as pessoas que estavam perto.

E ela respondia e se defendia ofensivamente a toda palavra proferida pelos seus julgadores. Num dia desses resolveram pegar Janet de sobressalto, retiraram-lhe as roupas e a arrastaram até as margens do rio Dule pois queriam saber se ela era realmente uma bruxa, que se o fosse flutuaria nas águas e não afundaria. Salva pelo Reverendo quando o mesmo ouvindo em alto e bom tom que Janet era uma bruxa e revelando a todos sobre o filho que teve com o soldado e todas as feitiçarias praticadas por ela, ordenou que parassem e trouxe Janet para a casa da paróquia, quando já se encontrava com o pescoço torcido, sendo considerado pelo Reverendo como tendo sido um susto pelo qual passou, por isso o motivo do pescoço ter ficado torto. O Rev. Soulis sempre defendia Janet de xingamentos por parte das crianças e não acreditava que a mesma tinha parte com o demônio. O tempo passou e tudo corria bem. Perto da Paróquia havia um pedaço de terra cercado com grade de ferro, que antes, diziam os mais velhos, era um cemitério. Localiza-se esse terreno na Colina Negra. O Rev. Soulis gostava de ficar ali meditando e tomando um ar fresco, nos dias quentes de julho, quando o verão era intenso e ninguém agüentava ficar em casa. Um dia desses teve uma visão. Ficou atordoado, pois se tratava de um negro que salta e pulava perto do cemitério e o Rev. perguntou quem ele era e o mesmo saltou as águas do Dule em direção à paróquia. Quando o Reverendo lá chegou foi ao quarto de Janet e sentiu o mesmo arrepio que sentira quando vira o negro no cemitério. Foi dormir e não conseguiu devido a agitação daquele dia. De repente ouviu passos e barulhos de socos e pontapés, quando foi até lá viu Janet morta e pendura por um pequeno prego e um único fio de algodão. Rev. Soulis não deixou de pensar que a visão do negro e a história ouvida sobre Janet que a velha já estava morta há muito tempo envolta no espírito daquele negro, seria verdadeira. Depois de tudo isso o Rev. Soulis adoeceu e nunca mais foi a mesma pessoa, tornou-se triste e solitário para sempre.


Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1735561-conto-janet-pesco%C3%A7o-torcido/#ixzz2BfLIPPu0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...