Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Lucíola - José de Alencar

Olá, pessoal!! Tudo bem?


Sinopse: 

Independente e altiva, Lúcia, a mais rica cortesã do Rio de Janeiro, não se deixava prender a nenhum homem. Até conhecer Paulo. A partir daí, ela se vê totalmente entregue; tudo o que quer é permanecer junto dele. Esse romance passa a ser o assunto mais comentado na Corte. Os comentários chegam aos ouvidos de Paulo e o incomodam profundamente. Valeria a pena romper seu relacionamento só para manter a boa imagem diante das pessoas?.
Um dos mais polêmicos romances de José de Alencar.

Lucíola do José de Alencar é um livro inspirado na obra A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas. Ele é bastante conhecido pelos estudantes devido fazer parte de alguns dos paradidáticos exigidos nas escolas.
É o quinto romance do autor, é classificado como um romance urbano e, de certa forma, funciona como um documento da sociedade da época. A história se passa no Rio de Janeiro e Alencar faz duras críticas à vida urbana daquele período. 
A história retrata o indivíduo mercantilizado pela sociedade e a questão da venda do corpo.

Paulo, um ingênuo jovem recém-chegado ao Rio de Janeiro, em uma das festas da Corte encontra a Lucíola, encantado com a beleza da moça, corteja-a. Seu amigo, Sá, avisa-o, então, que ela não é uma senhora como ele estaria pensando, mas sim, uma das cortesãs mais requisitadas da cidade. 



Apesar de envergonhado com a situação, ele não consegue esquecer a Lucíola, mas fica receoso de envolver-se com ela e, assim, apaixonar-se. Lucíola, uma personagem bastante contraditória, vive momentos de idas e vindas com Paulo, o qual acredita que ela, também, sente algo por ele. 

A personagem revela a ele o motivo que a fez se encontrar naquela condição de cortesã e, a partir disso, ela revela também a sua alma pura e casta, mesmo diante de tudo que já viveu. Apesar de sua condição de vida, ela ainda possui sua essência intocável. 

Por ser uma obra romântica o livro apresenta esse sentimentalismo, idealismo, purificação do amor e, por diversas vezes, recorre à natureza para expor o interior dos personagens. 

Espero que tenha gostado! Bjs!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...