Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A Lista Negra - Jennifer Brown

Olá, pessoal!!

A resenha de hoje é sobre um livro que, para mim, não está apenas entre os melhores que li esse ano, mas, também, os melhores que já li na vida. Assim como O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder, o qual me marcou profundamente e que a mensagem dele serviu para a minha vida, esse livro me marcou bastante, devido a sua temática e o quão real ele é.

Bem, sem mais delongas..O tema dele é sobre o bullying e eu acredito que seja por tratar de um tema tão próximo da gente que ele se torna marcante, afinal, quem já não foi vítima, já praticou ou presenciou uma situação dessa? 

Os personagens principais são Valerie e Nick, ambos são considerados diferentes pelos alunos da escola que frequentam. Valerie devido suas roupas é apelidada de Irmã da Morte e sofre, constantemente, diversos insultos, assim como Nick. E é, justamente, isso que acaba unindo os dois, inclusive eles começam a namorar. 
E apesar de eles vivenciarem isso por muito tempo, torna-se cada vez pior lidar com o bullying, principalmente para Nick, ele tem uma dificuldade bem maior de suportar tudo isso. 

Além disso, a Val, também, enfrenta problemas em casa, com uma família que não dá o apoio necessário e com pais que não possuem uma boa relação e, diante de todo esse cenário, ela decide fazer uma lista negra com o nome de pessoas, famosos, conceitos, tudo que ela não gostava. Essa lista é para ela uma válvula de escape, um modo de ela liberar tudo aquilo de negativo da vida dela. 
Ao descobrir a existência dessa lista, Nick a aumenta, colocando também as pessoas que fazem bullying com ele e que sempre estão o magoando. 

E é a partir dessa lista que se tem todo o desenrolar da história, porque para Val aquela lista era apenas um forma de expressar tudo que ela sentia, mas para Nick era algo que, realmente, deveria ser levado a sério. 
''E foi assim que começou a a famosa Lista Negra : como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que nem eu imaginava. '' Página 85. 
Não é entanto que no dia 2 de maio o Colégio Garvin vai ser marcado por uma grande tragédia. 
Nick depois de vários dias faltando as aulas, finalmente, aparece. Mas não para assistir as aulas e, sim, armado e pronto para assassinar os integrantes daquela lista. Quando a Val nota o que está acontecendo e qual o motivo do Nick está atirando naquelas pessoas, ela decide impedir que ele continue essa loucura e se joga em frente da arma, salvando uma de suas inimigas, e sendo atingida na perna. E, logo após, o Nick acaba se suicidando. 

Depois dessa fatalidade, ela se encontra diante de uma grande questão. Seria ela vítima de todo o ocorrido, afinal era ela quem sofria, constantemente, com o bullying; ou culpada, já que a lista negra começou de uma ideia sua?? 

E o livro vai mostrar que, de certa forma, todos os envolvidos nessa tragédia são vítimas, mas também contribuintes para ela acontecesse. 


...Espero que vocês tenham gostado da resenha. Quero indicar essa leitura para quem ler esse post, principalmente, para os jovens, que vivenciam situações como essas nos seus cotidianos e que elas, infelizmente, só tendem a, de fato, desencadearem situações dramáticas como essas. Então, eu quero salientar que o bullying não é uma brincadeira e, sim, uma questão que deve ser levada a sério, porque ela faz, diariamente, muitas vítimas, as quais muitas ficam marcadas a vida toda por uma atitude em que todos saem perdedores. 

2 comentários:

  1. NOSSA GOSTEI DA HISTORIA, VAI ENTRAR NA MINHA LISTA DE COMPRAS, VOU ANOTAR O NOME E PESQUISAR OS MELLHORES PREÇOS. UM DICA: QUEM GOSTA DE LIVROS PROCURA NAS LOJAS AMERICANAS, TEM OFERTAS MUITO BOAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, depois que ler, me conta se gostou.

      Até a próxima!

      Excluir

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...