Postei aqui no blog sobre o conto Pai Contra Mãe, que não foi escrito por mim.Um resumo, na verdade.Mas não tinha lido ainda, agora que li quero fazer meus comentários.O conto se passa no período do Império. Cândido Neves é um dos personagens, este não gosta de trabalhar e não durava muito tempo em um mesmo emprego, parecia nunca se contentar com um trabalho. Até que decidiu ter o ofício de capturar escravos fugidos. Naquele período os donos que perdiam seus escravos faziam um anúncio e colocavam as características de seus escravos para que estes pudessem ser encontrados. Esse era o ofício dele ( a imagem é um exemplo de um anúncio). Certo dia ele resolve casar com Clara, que por ser órfã morava com sua tia Mônica.
Clara e Candinho queriam muito ter um filho, porém a tia era contra, pois ela dizia que eles não tinha condições para se sustentar e com uma pessoa a mais tudo seria pior. No decorrer da gravidez de Clara a situação parece piorar, ele continua sem um bom emprego. Eles acabam tendo que comprar comida fiado e não conseguem pagar o aluguel de onde moram. Pouco antes da criança nascer eles são despejados.
Quando esta nasce a tia Mônica persiste em levar a criança na ''Roda dos enjeitados'' para que possa ser adotado e ter uma condição melhor de vida. Apesar de não quererem entregar seu filho tanto Clara como Cândido reconhecem sua situação e concordam que não têm condições de criar a criança.Candinho decide ele mesmo levar seu filho, porém no caminho ele encontra uma escrava fugida, Arminda. Ele captura a escrava e a leva para seu senhor. Por ter encontrado ela Cândido recebe uma recompensa grande que o possibilitou ficar com seu filho. Mas a escrava que ele capturou estava grávida e acabou abortando o filho com os açoites e castigos recebidos.
'' O fruto de algum tempo entrou sem vida nesse mundo, entre os gemidos da mãe e o desespero do dono. Cândido Neves viu todo esse espetáculo. Não sabia que horas eram. Quaisquer que fossem, urgia correr a Rua da Ajuda, e foi o que ele fez sem querer conhecer as consequências do desastre. ''
Por isso o nome do conto Pai ( Cândido) Contra Mãe ( Arminda - escrava), que mostra que a vida do filho de Candinho custou a vida do filho da escrava.
''O autor mostra a miséria humana, através dos dramas paralelos de um pai contra mãe, lutando por duas vidas, onde o indivíduo é capaz de aplacar sua consciência, mesmo tendo cometido o maior dos crimes, justificando a troca de uma vida pela outra.''
Muito obrigada ajudou demais! <33
ResponderExcluirDe nada, faço esse blogger para isso.
ExcluirAgradeço pela visita!!!
Parabens ... Me ajudou bastante!!!
ResponderExcluirObrigada, querido(a)!
ExcluirAgradeço a visita...