Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Pai Contra Mãe - Machado de Assis

Olá, gente!!

Postei aqui no blog sobre o conto Pai Contra Mãe, que não foi escrito por mim.Um resumo, na verdade.Mas não tinha lido ainda, agora que li quero fazer meus comentários.

O conto se passa no período do Império. Cândido Neves é um dos personagens, este não gosta de trabalhar e não durava muito tempo em um mesmo emprego,  parecia nunca se contentar com um trabalho. Até que decidiu ter o ofício de capturar escravos fugidos. Naquele período os donos que perdiam seus escravos faziam um anúncio e colocavam as características de seus escravos para que estes pudessem ser encontrados. Esse era o ofício dele ( a imagem  é um exemplo de um anúncio). Certo dia ele resolve casar com Clara, que por ser órfã morava com sua tia Mônica. 

Clara e Candinho queriam muito ter um filho, porém a tia era contra, pois ela dizia que eles não tinha condições para se sustentar e com uma pessoa a mais tudo seria pior. No decorrer da gravidez de Clara a situação parece piorar, ele continua sem um bom emprego. Eles acabam tendo que comprar comida fiado e não conseguem pagar o aluguel de onde moram. Pouco antes da criança nascer eles são despejados.
Quando esta nasce a tia Mônica persiste em levar a criança na ''Roda dos enjeitados'' para que possa ser adotado e ter uma condição melhor de vida. Apesar de não quererem entregar seu filho tanto Clara como Cândido reconhecem sua situação e concordam que não têm condições de criar a criança.

Candinho decide ele mesmo levar seu filho, porém no caminho ele encontra uma escrava fugida, Arminda. Ele captura a escrava e a leva para seu senhor. Por ter encontrado ela Cândido recebe uma recompensa grande que o possibilitou ficar com seu filho. Mas a escrava que ele capturou estava grávida e acabou abortando o filho com os açoites e castigos recebidos.


'' O fruto de algum tempo entrou sem vida nesse mundo, entre os gemidos da mãe e o desespero do dono. Cândido Neves viu todo esse espetáculo. Não sabia que horas eram. Quaisquer que fossem, urgia correr a Rua da Ajuda, e foi o que ele fez sem querer conhecer as consequências do desastre. ''

Por isso o nome do conto Pai ( Cândido) Contra Mãe ( Arminda - escrava), que mostra que a vida do filho de Candinho custou a vida do filho da escrava.

''O autor mostra a miséria humana, através dos dramas paralelos de um pai contra mãe, lutando por duas vidas, onde o indivíduo é capaz de aplacar sua consciência, mesmo tendo cometido o maior dos crimes, justificando a troca de uma vida pela outra.''





4 comentários:

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...