Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

O Fantasma da Ópera - Gaston Leroux

Olá, gente!!
Eu já tinha lido sobre o livro, mas sempre ia adiando a leitura. Até que um amigo insistiu para que eu o lesse  e, ainda bem, porque eu ADOREI!!

Sinopse:


Somente a música e o amor são imortais. Que aterrorizante segredo esconde-se nos subterrâneos da Ópera de Paris? Que mistério atormenta um dos mais majestosos palácios dedicados à arte na capital francesa? Uma das histórias de terror e amor mais famosas do século XX, O fantasma da Ópera combina romance e suspense para narrar o triângulo amoroso entre a linda e talentosa cantora lírica Christine Daaé, o frágil e apaixonado visconde Raoul de Chagny e o sinistro e obcecado gênio da música que habita os porões do teatro. Com contornos de relato histórico, a narrativa conduz o leitor pelos labirintos da Ópera e do coração humano, revelando o que há de mais obscuro em ambos.os.

Para começar vou dizendo que o livro é tão bom que nem sei se vou saber escrever sobre ele, mas vou tentar.


A história se passa, principalmente, na Ópera de Paris, em que todas as coisas ruins que acontecem nesse local é culpa de um fantasma. Chagny e Christine Daaé são muito próximos desde a infância. Ela é uma cantora lírica e em uma certa noite, após um show, Chagny resolvi visitar a moça no seu camarim, porém ela demonstra não ter gostado da presença do rapaz e pede para que ele se retire. Logo depois, ele escuta uma voz de homem vindo do camarim dela. Ele passa não só por um momento de ciúmes, mas de espanto, pois havia deixado Christine sozinha lá. Chagny começa a investigar sobre isso e  se aproxima, cada vez mais, dela, mesmo ela pedindo para que ele fizesse o contrário.


Ele não é o único a ficar intrigado com isso, os diretores da Ópera também. A partir desse momento a história adquiri um suspense enorme e o mistério sobre a existência do Fantasma da Ópera ( F. da Ó.) cresce cada vez mais. Foi quando eu já não consegui mais parar de ler. Por isso é uma leitura rápida, quem lê somente consegue soltar o livro quando descobre o final.

Algumas vezes o fantasma mostra ser violento, mau, louco; em outras mostra -se alguém triste, abalado, solitário e até mesmo passivo. Você não sabe como julgar ele. Eu senti muita compaixão e pena dele. Mas ainda assim torcia para ela ficar com o Chagny. Me surpreendi demais com o final feito pelo autor. 

Frases:


'' Pobre, infeliz Erik! Devemos  ter pena dele? Devemos execrá-lo? Ele só pedia para ser alguém como todo mundo. Mas era feio demais. Precisou escondeu seu gênio ou usá-lo para pregar peças, quando com um rosto comum teria sido dos mais nobres da espécie humana. Tinha um coração capaz de abrir o mundo, e, no fim, teve de se contentar com um porão. Sim, devemos ter pena do Fantasma da Ópera.'' 


'' Minha pequena Cristiane! Você não me ama, mas não importa, você me amará. Antes, não olhava para a minha máscara , porque sabia o que estava atrás. Agora, olha,  e se esqueceu do rosto atrás. Não me rejeita mais. A gente se habitua a tudo, quando quer. '' 



''...Estou cansado de tudo. Cansado de ter uma floresta em casa, uma câmara de tortura e de morar como um charlatão, no fundo de uma caixa de fundo duplo. Estou farto! Quero um apartamento tranquilo, com portas e janelas comuns e uma mulher honesta, como todo mundo. Você devia compreender isso. Eu não devia ter de repetir a todo instante.'' 

Opinião de Luiz Antonio Aguiar sobre a obra: 


'' É quase impossível ler O Fantasma da Ópera sem sermos tomados por um conflito de sentimentos. A começar pela própria figura do Fantasma. O que ele nos inspira: medo ou compaixão? E aqui convém superar a obviedade da deformidade do rosto do protagonista. Se nos fixarmos nessa cicatriz, sem enxergarmos a beleza que ela oculta, perderemos justamente as contraposições que tornam esse personagem tão forte, e sua história ao mesmo tempo trágica, assustadora...e comovente. O fantasma é um personagem terrível. Mas apaixonante."



Por favor, quem puder curte a página do blogger no face, aqui.



11 comentários:

  1. Querida adorei o livro,tive vontade de le-lo apartir de sua indicação.Sou assumidamente uma amante de romances e esse sem dúvidas foi um dos melhores que já li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente contente!
      Somos duas então, amoo romances!! Clássicos assim...nem se fala!

      Agradeço a visita.

      Excluir
  2. Eu entrei em contato com esse livro novamente esse ano, quando a professora mandou essa leitura, pensei que ia ser muito chato e cansativo..por ser um clássico, mas isso é um grande erro que várias pessoas cometem. O fantasma da ópera é um livro maravilhoso.. não conseguia parar de ler.. ficava ansiosa pra chegar no final, e ao mesmo tempo aflita por estar chegando ao final...gostei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, quando li lembro que estava bem ansiosa para saber o fim! rsrs
      Com certeza é um livro maravilhoso...

      Agradeço pela visita no blogger, querida!:D

      Excluir
  3. De um dia pro outro tirei a ideia de ler este livro, do nada. Pesquisei por ele e achei seu blog, foi a partir da leitura da sua resenha que decidi pega lo na biblioteca. E simplesmente amei o livro, um dos meus favoritos agora.
    (Ia dizer q náo gostei do musical, mas se falar mais sobre isso as tiete me pega de pau kkkkk) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que te ajudei a conhecer a obra e mais ainda de saber que gostou.

      Volte sempre!

      Excluir
  4. N gosto muito de ler nao,,
    Amei o livro!
    Li ele, para um trabalho de ingles,
    E para piorar a cituação o livro era todo em ingles. .. mais eu gostei muito. Seu eu tivesse que dar nota a ele seria nota maxima, pois er um romance belissimo! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!! ;) Um belo romance mesmo..
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Eu ia mesmo er esse livro mas primeiro queria saber se era mesmo bom, e pelo jeito é otimo, obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Amei muito o resumo que li, e essa sua leitura, sou ator a cinco anos(não profissionalmente ainda), mas um dia pretendo ser um grande ator, amo atuar e cantar, amo trabalhar com o terror e com o drama, o romance, conheci e me apaixonei por esse maravilhoso espetáculo quando escutei o dueto que o fantasma faz com a bela Dama, e eu junto com alguns amigos atores também, pensamos em apresentar esse maravilhoso espetáculo aqui em nossa cidade, so que mais resumido, mas tenho que ler o livro para saber mais, mas eu não o encontro em lugar nenhum.
    Então por favor se a Senhorita poder me ajudar, dizendo onde eu posso baixar-lo pela internet ou posso encontra-lo... Por favor entre em contato comigo....

    Esse é o meu WhatsApp (081) 9 8983-9062

    ResponderExcluir

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...