Páginas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mania de comprar livros - Bibliomania

Olá pessoal!!!
Meu nome é Maria Helena e sou amiga da Leticia,recebi dela o convite de escrever um post para este blogger, com o tema a minha escolha, passei um tempo pensando e decidi falar sobre um coisa que muitos de vocês vão de identificar: A mania de comprar livros.

Por mais incrível que pareça existem pessoas que compram livros, mas sem a finalidade de os ler, somente para os ter mesmo esse hábito é chamado bibliomania. Já aqueles que gostam de comprar livros para desbruçar-se sobre a obra e devora-la tem um hábito chamado de bibliofilia, palavra proveniente do grego e que significa amor ao livro.


Pesquisando na internet sobre o assunto achei um pouquinho sobre o maior bibliófilo do Brasil:

Nascido em São Paulo, no dia 8 de setembro de 1914, José Ephim Mindlin formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1936. Trabalhou como advogado em 1950, fase em que ajudou a fundar a empresa Metal Leve S/A.


Como empresário trabalhou incansavelmente por avanços tecnológicos e pela valorização de seus produtos no comércio internacional.  Sua relação com os livros iniciou aos 13 anos de idade, no decorrer dos anos, conciliou as suas atividades profissionais com a atividade de colecionador.
Em  parceria com amigos, fundou uma livraria de livros raros, após a falência do estabelecimento começou a recomprar todos os livros que havia vendido. Faleceu no dia 28 de fevereiro de 2010, aos 95 anos, por falência múltipla dos órgãos. Em 2006, já havia doado sua biblioteca particular, a maior do país com 45 mil volumes, para o campus da Usp.

Bem, pessoal, espero que vocês tenham gostado, caso quiserem saber algo mais sobre bibliomania e bibliofilia visitem esse site, foi lá que eu encontrei a história de José Ephim Mindlin e também fala mais sobre a diferença entre os hábitos citados à cima :


Essa sou eu, gente, a blogueira de hoje :





2 comentários:

  1. achei muito interessante a matéria! Acredito que me enquadro na Bibliomania! rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, estou com tantos livros que não sei qual leio primeiro!
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...