Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Conto Markheim - Robert Louis Stevenson



É um conto de Robert Louis, ator do livro Médico e Monstro, assim como essa obra Markheim também fala de crimes, bem, mal. Características desse autor.

O conto começa quando um comerciante está para fechar sua loja, porém chega um antigo cliente chamado Markheim. O comerciante fica aborrecido pelo fato de o cliente chegar já quando a loja ia ser fechada e principalmente por ser uma noite de Natal. Markheim diz que precisa da ajuda dele, pois vai a uma jantar de noivado na noite de Natal e havia esquecido de procurar algo para a noiva no dia anterior. Mesmo contra vontade o simples comerciante decide ajudar, mostrando um espelho de uma bela coleção. 
Porém Markheim não se agrada com o que lhe é mostrado e pede para ver outra coisa e enquanto o negociante se abaixa para procurar algo diferente para oferecer Markheim o ataca com um punhal e acaba matando o homem, que fica estirado no chão de sua casa. 

Após matar o homem, ele fica desesperado e com medo de que a vizinhança tenha escutado algum barulho e esteja desconfiando  que algo tenha ocorrido. Porém, mesmo com medo e desconfiado ele decide que antes de abandonar a casa tem que procurar o local onde fica o dinheiro do negociante.Então, vai até o andar de cima da casa dele e procura as chaves do cofre. 
Quando ele chega no andar de cima, escuta alguém próximo que abre a porta do aposento onde ele se encontra, mas rapidamente sai. Mas como Mackheim deu um grito de espanto e medo o jovem que a pouco estava lá retorna, fazendo com que o assassino pense sobre os seus atos, não só no assassinato, entretanto em tudo que ele transformou sua vida. 

Markheim era um homem que durante sua vida tinha se entregado as suas fraquezas e comete pequenos crimes, até se tornar este assassinato, porém , ele sente aversão  ao mal e deseja mudar, mas nunca teve forças para conseguir. Então, depois de muita reflexão ele se sente perdoado por Deus e decide mudar, e resolve se entregar a justiça dos homens, quando um tempo depois do ocorrido a empregada do comerciante bate na porta e ele abre, se entrega e diz sorridente : 
- É melhor que chame a polícia. Matei seu patrão.

Eu que fiz essa breve resumo, espero que esteja bom o suficiente pra ser compreendido.
Espero também que tenham gostado...Até a próxima!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...