Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Olá, pessoal!! Tudo bem com vocês?



Hoje, trago a resenha de um livro que, com certeza, foi a melhor leitura do ano e que conquistou um lugarzinho no meu coração. 

Por Lugares Incríveis é um livro extremamente emocionante, real, reflexivo e único. Ele conta a vida de dois jovens que, diante de tudo que tem enfrentado, veem a morte como a única maneira de encerrar seu sofrimento. E é deslumbrante o modo como a autora traz um tema desse de uma forma tão real e envolvente.

A história é contada pelos dois personagens, intercalando entre um capítulo e outro. Um deles é Finch, um jovem com um histórico problemático e tido como a ''aberração'' da escola, pois ninguém compreendia sua personalidade, suas atitudes tão inconstantes e incomuns para os demais jovens. Ele sofria com períodos de depressão e possuía uma família desestruturada com pais que não buscavam compreender essa personalidade instável do filho, além de ter um pai bastante violento. Devido a toda essa incompreensão e rotulagem que faziam dele, Finch pensava, constantemente, em suicídio e em como o faria.

A outra personagem é Violet, que, diferente de Finch, era uma jovem com uma vida praticamente perfeita, possuía um grande círculo de amigos, um namorado lindo e era popular. Além disso, dedicava parte de seu tempo escrevendo em uma revista online que administrava juntamente à sua irmã. Porém, sua vida muda completamente após uma acidente de carro que ela sofre com essa irmã, no qual apenas ela sobrevive. Depois disso, ela se sente culpada pelo acidente que levou à morte da irmã, além de acreditar que não é justo ela continuar sua vida, voltar a ter bons momentos, tendo em vista que a sua irmã não terá mais essas oportunidades. 

Toda essa dor, tristeza e falta de esperança fazem com que os dois se encontrem no alto da torre da escola. Quando se veem tão em frente da morte, movidos pelo medo, decidem ajudar um ao outro a sair daquele local. Mas depois desse ''encontro'' na torre, Finch, que não entendia o que poderia levar uma garota como Violet a uma situação daquelas, passa a observá-la e a buscar conhecê-la melhor. 


Quando o professor de geografia passa para a turma um trabalho sobre o estado de Indiana, ele vê nisso a oportunidade de se aproximar realmente de Violet. Juntos, então, conhecerão melhor Indiana e seus lugares incríveis. Além de, aos poucos, despertarem um no outro a vontade de viver, enquanto irão se conhecer melhor.


''Ela é oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo. Os mesmo elementos que estão dentro de todos nós, mas não consigo parar de pensar que ela é mais que isso e que tem outros elementos dos quais ninguém nunca ouviu falar, que a tornam diferente de todas as outras pessoas.'' - Página 199

Bem, o livro em certos momentos é bem divertido; em outros, bem triste. Em uma certa parte do livro eu chorei, chorei e chorei, até que eu tive que parar a leitura, absorver aquilo tudo e depois continuar. 
Porque por mais que se saiba que aqueles personagens não existem, aquela situação é real, o suicídio é real.
E é doloroso saber que, muitas vezes, o bullying e falta de compreensão com os outros fazem com que isso seja rotineiro hoje em dia.  E a escola é, realmente, um espaço de segregação muitas vezes. Em que aqueles que agem fora do nosso padrão são tachados e rotulados. 
Por isso, para mim, foi tão incrível descobrir quem o Finch era por trás de toda aquele conceito formado sobre ele. Eu me apeguei demais com os personagens, principalmente com ele por ser tão espontâneo e divertido.
Eu n-u-n-c-a vou esquecer esse livro.

Além disso, Por Lugares Incríveis é fantástico por mostrar um pouco como uma pessoa que pensa em cometer o suicídio se sente e porque opta por isso. É comum algumas pessoas até criticarem alguém pelo fato de ter se suicidado enquanto outras lutam pela vida. Infelizmente, muitas vezes, o suicida é relacionado com alguém fraco e que não foi capaz de lutar.
Por isso, a importância de livros como esses serem disseminados para que as pessoas falem, sim, de suicídio, mas não como crítica. Falar sobre não é estimular, mas uma medida preventiva.

Ler esse livro durante o Setembro Amarelo tornou tudo mais único ainda e me fez pensar bastante sobre o assunto. Se você não leu ainda esse livro, leia e amplie sua visão sobre o assunto. Eu garanto que será bastante válido. 



Deixo aqui com vocês o link do Centro de Valorização da Vida, que é um serviço voluntário que presta apoio emocional e preventivo em relação ao suicídio. Nesse site, você pode entrar em contato por meio de chat, skype ou email com voluntários para conversar e desabafar, tendo assegurado o seu sigilo. Ou é possível contatá-los também pelo telefone 141 (24 horas).

Espero que tenham gostado da resenha e que eu tenha conseguido despertar em vocês a vontade de ler esse livro.

Bjs e até a próxima. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...