Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Romeu e Julieta - William Shakespeare



Vim hoje falar da história de uns dos jovens mais conhecidos  da literatura. Romeu e Julieta. Bem, acho que todo mundo já ouviu falar dessa história, neh?! Mesmo aquelas que não gostam muito de ler já ouviram falar ou viram em filmes ou peças.

Eu simplesmente amo essa história, já notei que sempre gosto desses  romances proibidos e que tem o impedimento da família ou outras coisas, talvez seja porque aí sim eu fico torcendo ainda mais para que dê tudo certo. Mesmo com o fim trágico, a morte dos dois, eu ainda sim amo esse livro.

Porque os dois foram capazes de tirarem a própria vida, para não viverem com ela, mas sem o grande amor um do outro...acharam melhor morrer que viverem um sem o outro.
No final vemos que a morte do casal conseguiu reconciliar as duas famílias inimigas.

Gosto mesmo, mesmo, mesmo,  porque eles conseguiram romper essa barreira e continuarem ''juntos'' mesmo sem a aprovação das pessoas.




Pedi para minha amiga  comentar o que ela achou para eu colocar aqui no blogger para vocês: ''Bem, eu particularmente ameiiii esse livro, é o romance mais lindo que já existiu. Porque fala no mesmo livro de amor e ódio; a morte do jovem casal faz com que as famílias se reconciliem, torando também uma história de perdão'' - Maria Helena Pitombeira


Sinopse: 


Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz.Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto.A paixão é mútua e instantânea.Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam.Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico.



Isso tudo prova  que Romeu e Julieta é considerado um clássico e uma das grandes obras de Shakespeare;  e já teve adaptações em filmes, como:



É o filme Romeu + Julieta com o Leonardo.
A história teve também várias adaptações para o teatro, como essa apresentada em Londres pelo  Royal Ballet ....


E existe ainda o livro Romeu e Julieta de Matteo Bandello :  Anterior à versão teatral de Shakespeare, o Romeu e Julieta de Matteo Bandello já colocava perguntas cruciais, envolvidas no sacrifício dos jovens "amantes de Verona": deve o amor submeter-se às regras de incompreensão, da intolerância, do rancor desmedidos? Devem os jovens apaixonados sufocar seus sonhos de felicidade em nome de princípios, leis, padrões cujas bases são a mesquinhez, o ódio, a violência? Sempre atual, a história de Romeu e Julieta propõe instigantes questões a jovens de tempos problemáticos como os nossos.  E é isso que é relatado no livro de Matteo Bandello em uma obra bem pequena, mas também interressante!

Vou deixar aqui  um link para quem tiver interessado em baixar o Romeu e Julieta de Shakespeare para ler...Espero que tenham gostado e até mais =D

3 comentários:

  1. muito legal o livro e uma linda historia de amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro e é realmente um lindo romance.
      Acho que é um dos meus favoritos.

      Bjs

      Excluir
    2. Também,que pena que os dois morrem

      Excluir

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...