Olá, gente! Tudo bem?
Eu já tinha ouvido e lido muito sobre esse livro, mas nunca tive vontade de o ler. Até que eu vi um resenha em um blog que me deixou curiosa sobre ele e, pouco tempo depois, o encontrei bem em conta e como eu me arrependo de não ter lido antes. Com certeza, o título descreve a história e o personagem, simplesmente EXTRAORDINÁRIO.
O livro relata a vida de August Pullman (Auggie), um garoto de 10 anos que nasceu com um síndrome genética que ocasionou diversos problemas de saúde e uma deformação no seu rosto. Apesar de ter passado por diversas cirurgias plásticas, não possui um rosto considerado normal. Orelhas desniveladas, olhos caídos, uma boca que não expressa tão bem quando ele está sorrindo ou não são algumas das características que fazem com quem as pessoas não gostem de tê-lo por perto.
Devido ter feito muitas cirurgias, nunca conseguiu ir à escola, pois chegava a fazer várias por ano. Até que com uma situação mais estabilizada, sua mãe sugere que ele vá à escola e comece a ter uma vida igual a das outras crianças.
Ir a primeira vez à escola, com crianças e um local desconhecidos, de fato, é difícil para qualquer um. Especialmente, para Auggie com um rosto tão diferentes dos demais.
Apesar de, inicialmente, relutar, ele decide ir à escola mesmo sabendo de tudo que iria enfrentar e do modo como as outras crianças iriam olhar para ele. E a partir disso, ele tem de aprender a lidar com diversas situações, pessoas e com o bullying, ao mesmo tempo que verdadeiras amizades são formadas.
Com altos e baixos, Auggie cresce com essa nova experiência de vida e, com certeza, não será o mesmo no fim do ano letivo, nem ele, nem seus colegas de classe.
Algo que achei bem interessante no livro é que ele é narrado por vários personagens diferentes, pelo próprio Auggie, sua irmã, seus amigos e, assim, você consegue ver vários pontos de vista diferentes.
O livro é maravilhoso, super reflexivo. E nos faz pensar em como agiríamos diante de uma criança como Auggie. Quantas vezes isolamos alguém ou não nos interessamos por ela só porque parece diferente demais, as vezes nem é algo físico até, mas, simplesmente, muitas vezes, ignoramos o diferente e podemos estar perdendo muito com isso.
Extraordinário é um livro que deveria se espalhar por aí e que mais e mais pessoas pudessem ter o prazer de ler uma maravilha como essa.
Espero que tenham gostado e, caso não tenha lido, garanto que vale a pena tentar.
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!!
Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
Beijos! Até o próximo post.