“Cada qual sabe amar a seu
modo; o modo; pouco importa; o essencial é que saiba amar.”
modo; o modo; pouco importa; o essencial é que saiba amar.”
Machado de Assis
Estou lendo o livro '' Contos Escolhidos '' de Machado de Assis. O primeiro que li foi o '' Pai contra Mãe ''.
Hoje vou falar um pouco sobre o conto '' A missa do Galo''.
O conto é narrado em primeira pessoa e é retrospectivo, o narrador relata um acontecimento em um período em que ainda possui apenas dezessete anos.
''Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta.''O Personagem, Nogueira, estava hospedado na casa do Sr. Meneses, um escrivão, este que foi casado primeiramente com uma das primas de Nogueira. Porém casou -se depois com Conceição, um pessoa santa. Estava já ele casado com ela no período que o narrador hospedou-se na casa dele. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana.
Inicialmente, Conceição padecera, mas com o passar do tempo acostumou-se. Devido a isso era tida como ''santa'' por não protestar sobre isso.
Nesta mesma noite Nogueira iria para a missa do galo, decidiu ficar lendo até chegar a hora de ir para a missa. Enquanto lia no interior da casa, escutou um ruído e logo após avistou Conceição. Esta começou a introduzir assunto com ele. Porém, o jovem, talvez por ingenuidade ou inexperiência, não percebeu a intenção da mulher do escrivão através de seus gestos, atitudes, andar, expressões, frases e vestes que esta parecia disposta a tentar seduzir o imaturo rapaz. Entretanto, mesmo sendo imaturo ele notou uma mudança na personagem.
'' Há impressões dessa noite que me aparecem truncadas ou confusas (...) ela,que antes era apenas simpática, ficou linda, lindíssima.''Então, eles não tiveram nenhum envolvimento.Um período depois ele volta a cidade, porém Meneses havia morrido de apoplexia e Conceição casou - se com o escrevente juramentado do marido.
Encontrei em um site o estilo literário do conto: Realista.
''O resultado é um diálogo vivo e extraordinariamente verdadeiro, que na época foi considerado até chocante de tão inovador. Ao ler uma obra dessa, tem-se a impressão de estar lendo uma obra contemporânea, que acabou de ser escrita.''
Frases principais do conto:
'' Há impressões dessa noite que me aparecem truncadas ou confusas. Contradigo -me, atrapalho -me. Uma das que ainda tenho frescas é que, em certa ocasião, ela,que antes era apenas simpática, ficou linda, lindíssima''
“Mais baixo, a mamãe pode acordar.” “E não saía daquela posição, que me enchia de gosto, tão perto ficavam as nossas caras.(…). Afinal cansou; trocou de atitude e de lugar.Deu volta à mesa e veio sentar-se do meu lado, no canapé. Voltei-me e pude ver, a furto, o bico das chinelas; mas foi só tempo que ela gastou em sentar-se, o roupão era comprido e cobriu-as logo…” “O quê? Perguntou ela inclinando o corpo para ouvir melhor.”
''Tinha não sei que balanço no andar, (...) essa feição nunca me pareceu tão distinta como naquela noite.''
Em breve irei postar o conto integral aqui no blogger..assim como fiz com o conto ''Pai contra Mãe ''.Gente, quem quiser curte a página do blog no face e, assim, você acompanha todos os posts. Aqui!.
Só uma correção, esse texto é dado como realista, não naturalista... O naturalismo faz parte do romantismo, e esse romance é realista devido a fato de não conter um final alegre e comum como a maioria do romances...Machado de Assis ja fez textos assim como, "A cartomante" ou "Uns braços".
ResponderExcluirEspero que seja útil ^^
Fonte: estou estudando isso :D
Com certeza foi útil!!
ExcluirPesquisei e vi aqui e em outras fontes:
http://www.escolamobile.com.br/Emedio/vereda/arquivos/portugues/3cport_cm_78.pdf (página 4)
...que é realmente uma obra realista, entretanto também encontra- se traços do naturalismo.
Obrigada, vou ajeitar isso!
Alisson Bruno, naturalismo faz parte do realismo, estou estudando esta matéria também!
Excluirsalvou minha vida obrigadoooo
ResponderExcluirObrigada pela visita!
Excluirvaleu tinha aula hj e o professor pediu esse texto
ResponderExcluirPo me salvou tenho teste sobre varios contos do machado!!!
ResponderExcluirObg sou muito nova e não entendi muito a Literatura, agora me explicou muita coisa
ResponderExcluirQue bom, fico contente. Quando aprender mais aposto que vai se apaixonar pela literatura. Volte sempre!!
ExcluirAmei seu blog,me ajuda bastante,e ainda tem um design lindo !Parabéns!
ResponderExcluirObrigada, que bom que gostou!:D
ExcluirEspero que volte mais vezes, bjs
muito bom! tenho prova hoje sobre este conto.
ResponderExcluirAgradeço a visita, volte sempre!!
ExcluirAmei,até que fim um resumo bom.
ResponderExcluirAgradeço a visita, volte sempre!!
Excluirmuito bom
ResponderExcluirSó Uma Pergunta... Pq A Mulher Do Escrivão Queria Seduzir O Nogueira? Por Favor Mim Tire Essa Dúvida
ResponderExcluir