O primeiro livro do ano, gente...Hoje, vou falar sobre o livro Em Busca de um Final Feliz escrito por Katheline Boo.
Sinopse:
Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar (...). (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).
O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.
A autora Katherine Boo é casada com um indiano e passou três anos observando a favela de Annawadi na Índia e seus moradores; nesse livro, ela retrata histórias reais, inclusive nomes reais, de pessoas que buscavam de todas as maneiras possíveis, honestas ou não, mudarem a realidade em que viviam e a tentativa incessante de um final feliz.
Porém por ser um livro real, um final feliz não é o que você vai encontrar, mas sim uma tentativa persistente de continuar a vida e fazer com que ela tome caminhos melhores.
O que mais marca no livro é a grande corrupção existente no local. Asha, a senhora da favela, ajuda apenas aqueles que possuem condições financeiras de retribuir a ''ajuda'' e, com isso, conseguiu colocar sua filha Manju na faculdade. Além da polícia, políticos totalmente corruptos e as falsas escolas que existiam apenas no papel, enquanto a verba era desviada para outros fins. Tudo parece girar em torno da corrupção nesse local.
Kamble, um homem que precisa de uma válvula cardíaca nova, busca de diversos meios ajuda com empréstimos para pagar uma cirurgia que deveria ser gratuita, porém até os médicos entram nesse círculo de corrupção e cobram dele uma quantia para realizar tal cirurgia. E Asha não o ajuda, pois ele não tinha dinheiro para pagar pela ''ajuda''.
Até mesmo os moradores da favela buscam se sobressair sobre os demais. Porém, é como se fosse algo instintivo, pois tudo que eles buscam é sobreviver em meio ao caos de desigualdade de Mumbai.
Abdul é um catador de lixo, que por ser tão hábil no que faz conseguiu proporcionar uma melhoria de vida para seus familiares, o que causou certa inveja nos moradores da favela. Ele tentava ser o melhor que podia, mas via como era difícil ser honesto em um lugar como Annawadi.
''Por algum tempo, eu tentei evitar que o gelo dentro de mim derretesse – foi assim que ele se expressou. – Mas agora estou simplesmente me transformando em água suja, como todos os outros. Eu digo a Allah que eu O amo imensamente, imensamente. Mas também digo a Ele que não posso ser melhor, porque Ele sabe como o mundo é.''
Porém, esse mudança para o futuro parece incerto quando ele e seus familiares são acusados de um crime que não cometeram e não podem pagar o que a polícia pede para o encerramento do caso.
Bom, o livro é muito interessante por mostrar essa outra realidade e a cultura desses povos. A obra proporciona uma viagem na Índia e um aprofundamento na vida dos personagens.''O sistema de justiça criminal da Índia era um mercado, assim como o do lixo, Abdul entendia isso agora. A inocência e a culpa poderiam ser compradas e vendidas como um quilo de sacolas plásticas.''
Aqui deixo a parte do livro que foi a que mais me marcou.
Quem quiser curte aqui a página do blogger no face.
Bjs!! Até mais..
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!!
Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
Beijos! Até o próximo post.