Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Olá, pessoal!! Tudo bem com vocês?



Hoje, trago a resenha de um livro que, com certeza, foi a melhor leitura do ano e que conquistou um lugarzinho no meu coração. 

Por Lugares Incríveis é um livro extremamente emocionante, real, reflexivo e único. Ele conta a vida de dois jovens que, diante de tudo que tem enfrentado, veem a morte como a única maneira de encerrar seu sofrimento. E é deslumbrante o modo como a autora traz um tema desse de uma forma tão real e envolvente.

A história é contada pelos dois personagens, intercalando entre um capítulo e outro. Um deles é Finch, um jovem com um histórico problemático e tido como a ''aberração'' da escola, pois ninguém compreendia sua personalidade, suas atitudes tão inconstantes e incomuns para os demais jovens. Ele sofria com períodos de depressão e possuía uma família desestruturada com pais que não buscavam compreender essa personalidade instável do filho, além de ter um pai bastante violento. Devido a toda essa incompreensão e rotulagem que faziam dele, Finch pensava, constantemente, em suicídio e em como o faria.

A outra personagem é Violet, que, diferente de Finch, era uma jovem com uma vida praticamente perfeita, possuía um grande círculo de amigos, um namorado lindo e era popular. Além disso, dedicava parte de seu tempo escrevendo em uma revista online que administrava juntamente à sua irmã. Porém, sua vida muda completamente após uma acidente de carro que ela sofre com essa irmã, no qual apenas ela sobrevive. Depois disso, ela se sente culpada pelo acidente que levou à morte da irmã, além de acreditar que não é justo ela continuar sua vida, voltar a ter bons momentos, tendo em vista que a sua irmã não terá mais essas oportunidades. 

Toda essa dor, tristeza e falta de esperança fazem com que os dois se encontrem no alto da torre da escola. Quando se veem tão em frente da morte, movidos pelo medo, decidem ajudar um ao outro a sair daquele local. Mas depois desse ''encontro'' na torre, Finch, que não entendia o que poderia levar uma garota como Violet a uma situação daquelas, passa a observá-la e a buscar conhecê-la melhor. 


Quando o professor de geografia passa para a turma um trabalho sobre o estado de Indiana, ele vê nisso a oportunidade de se aproximar realmente de Violet. Juntos, então, conhecerão melhor Indiana e seus lugares incríveis. Além de, aos poucos, despertarem um no outro a vontade de viver, enquanto irão se conhecer melhor.


''Ela é oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo. Os mesmo elementos que estão dentro de todos nós, mas não consigo parar de pensar que ela é mais que isso e que tem outros elementos dos quais ninguém nunca ouviu falar, que a tornam diferente de todas as outras pessoas.'' - Página 199

Bem, o livro em certos momentos é bem divertido; em outros, bem triste. Em uma certa parte do livro eu chorei, chorei e chorei, até que eu tive que parar a leitura, absorver aquilo tudo e depois continuar. 
Porque por mais que se saiba que aqueles personagens não existem, aquela situação é real, o suicídio é real.
E é doloroso saber que, muitas vezes, o bullying e falta de compreensão com os outros fazem com que isso seja rotineiro hoje em dia.  E a escola é, realmente, um espaço de segregação muitas vezes. Em que aqueles que agem fora do nosso padrão são tachados e rotulados. 
Por isso, para mim, foi tão incrível descobrir quem o Finch era por trás de toda aquele conceito formado sobre ele. Eu me apeguei demais com os personagens, principalmente com ele por ser tão espontâneo e divertido.
Eu n-u-n-c-a vou esquecer esse livro.

Além disso, Por Lugares Incríveis é fantástico por mostrar um pouco como uma pessoa que pensa em cometer o suicídio se sente e porque opta por isso. É comum algumas pessoas até criticarem alguém pelo fato de ter se suicidado enquanto outras lutam pela vida. Infelizmente, muitas vezes, o suicida é relacionado com alguém fraco e que não foi capaz de lutar.
Por isso, a importância de livros como esses serem disseminados para que as pessoas falem, sim, de suicídio, mas não como crítica. Falar sobre não é estimular, mas uma medida preventiva.

Ler esse livro durante o Setembro Amarelo tornou tudo mais único ainda e me fez pensar bastante sobre o assunto. Se você não leu ainda esse livro, leia e amplie sua visão sobre o assunto. Eu garanto que será bastante válido. 



Deixo aqui com vocês o link do Centro de Valorização da Vida, que é um serviço voluntário que presta apoio emocional e preventivo em relação ao suicídio. Nesse site, você pode entrar em contato por meio de chat, skype ou email com voluntários para conversar e desabafar, tendo assegurado o seu sigilo. Ou é possível contatá-los também pelo telefone 141 (24 horas).

Espero que tenham gostado da resenha e que eu tenha conseguido despertar em vocês a vontade de ler esse livro.

Bjs e até a próxima. 


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Setembro Amarelo

Por estarmos no Setembro Amarelo (campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio) gostaria de compartilhar o link do Centro de Valorização de Vida. 

O CVV é uma associação que presta serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Se você precisar de ajuda entre no site do CVV, nele você pode entrar em contato, de forma anônima, com voluntários por meio do chat, skype ou email. Ou ainda pode ligar para 141.

''O suicídio não acaba com as chances da vida piorar, o suicídio elimina a possibilidade de ela algum dia melhorar.''. Viver é a melhor opção. Você tem valor!!!

Peço para que quem puder compartilhe essa informação.

http://www.cvv.org.br/quero-conversar.php


Olá, hoje, lendo o livro Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven senti a necessidade de falar sobre suicídio e orientar sobre esse site, por isso escrevi esse texto acima. Estou divulgando no blog e em minhas redes sociais. Se você puder, peço que também divulgue. 

Caso esteja precisando de ajuda, procure algum voluntário no site e, caso deseje, pode comentar anonimante aqui no post, com certeza, irei tirar um tempo para ler e te responder. Ficarei feliz em puder te ajudar e saiba que você tem valor e que existem outros meios para terminar com toda dor e sofrimento que sente, conte comigo!


sábado, 17 de setembro de 2016

Carta de Um Diretor


Carta de um diretor de escola para os pais antes da semana de provas:
Prezados Pais,
A semana de provas está para começar. Eu sei que vocês estão esperando que seus filhos se saiam bem.
Mas por favor, lembrem-se de que, dentre os estudantes que estão sentados ali para fazer a prova, há um artista, que não precisa entender de matemática.
Há um empreendedor, que não se importa com história ou literatura.
Há um músico, cujas notas em química não importam.
Há um esportista, cujo preparo físico é mais importante do que a física... assim como a escolaridade.
Se seu filho obtiver as melhores notas, ótimo! Mas se não, por favor, não tire dele ou dela sua autoconfiança e sua dignidade.
Diga-lhes que tudo bem! É só uma prova. Eles foram talhados para coisas muito mais importantes na vida.
Diga-lhes que, independentemente de sua nota, você os ama e não os julga.
Façam isso, por favor. E quando fizer, veja-os conquistarem o mundo. Uma prova ou uma nota baixa não vai lhes tirar os próprios sonhos ou seu talento.
E, por favor, não pense que médicos ou engenheiros ou advogados são as únicas pessoas felizes no mundo.

Com carinho,
A diretoria.

Vi esse texto circulando no Facebook e achei interessantíssimo. Por isso, resolvi compartilhar aqui no blog. Realmente, por diversas vezes, a escola não avalia ''corretamente'' os alunos e isso acaba sendo frustante para vários desses. Muitas vezes, vemos a inteligência como sinônimo de boas notas, desvalorizando outras habilidades que refletem a inteligência de alguém. A vida é importante demais para se prender a critérios tão restritos. Espero que um dia  tenhamos uma escola que não apenas nos ''sufoca'' com várias matérias e foquem, principalmente, em vestibulares, mas escolas que foquem também nas artes, esportes e,especialmente, na formação de bons cidadãos e humanos. 

Beijos e até a próxima! 

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...