Hoje, venho falar do livro Cinco Minutos do meu amado José de Alencar, meu conterrâneo aqui do Ceará.
Sinopse:
Um rapaz perde seu ônibus por cinco minutos e, ao entrar no seguinte, senta-se casualmente ao lado de uma mulher cujo rosto estava coberto por um véu. A moça permite que ele lhe segure as mãos e lhe beije o ombro. A fim de localizar sua amada misteriosa, o narrador vai descobrindo mais detalhes sobre sua musa e espanta-se com os recursos da moça para permanecer incógnita. Várias viagens são necessárias até que o mistério se resolva e o casal possa encontrar a felicidade.
Bom, como a sinopse mesmo diz a história começa quando o personagem principal, por um atraso de cinco minutos, ( daí o nome da obra) perde o ônibus e, então, tem de pegar o próximo. Nele, ele senta ao lado de um mulher misteriosa (Carlota), a qual tem o rosto coberto por um véu e que aos poucos começa a se aproximar dele, através de pequenos gestos e carícias. A partir disso, ele fica curioso e tenta desvendar a identidade dessa mulher.
Mas, em um determinado ponto da viagem, ela desce do ônibus, porém antes diz a ele: Non ti scordar di me ( não me esqueça - italiano). Ele confuso e com o desejo de falar com ela, sai atrás dessa, mas já não a encontra. Apesar de não conhece-la, ele passa dias pensando na mulher enigmática do ônibus.
Diversas vezes, ele a procura na cidade, nos teatros, nos bailes...e até a encontra algumas vezes, mas não consegue acabar com o mistério e sempre trocam poucas palavras. Amargurado, ele decide viajar a fim de esquecer toda essa situação e poder continuar sua vida, já que, para ele, ela parecia apenas estar brincando com os seus sentimentos.
Quando retorna de viagem, encontra uma carta de Carlota dizendo que se mudaria e queria vê-lo uma última vez, porém a carta já tinha sido escrita dias atrás e desesperado, ele decide ir atrás dela e descobrir o porquê dela sempre fugir dele, apesar de mostrar que o ama.
No desfecho, a história mostra como o tempo é precioso e que mesmo cinco minutos são capazes de mudar o destino de uma pessoa bruscamente.
''Isto prova que a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina; mas um grave defeito para um homem.''
Cinco Minutos - José de Alencar
"Podia dar-lhe outra resposta mais breve e dizer-lhe simplesmente que tudo isto sucedeu porque me atrasei cinco minutos.Desta pequena causa, desse grão de areia, nasceu a minha felicidade; dele podia resultar a minha desgraça. Se tivesse sido pontual como um inglês, não teria tido uma paixão nem feito uma viagem; mas ainda hoje estaria perdendo o meu tempo a passear pela rua do Ouvidor e a ouvir falar de política e teatro." José de Alencar, Cinco minutos
Deixo aqui para quem quiser ouvir o áudio-book da obra:
Espero que tenha gostado. Um Beijo e até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!!
Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
Beijos! Até o próximo post.