Olá gente!!
Hoje vou, finalmente, escrever mais uma resenha aqui no blogger. Como vocês, certamente, devem ter visto no título do post, o livro é: O Mundo de Sofia do filósofo e teólogo Jostein Gaarder.
Bem, o Jostein teve a ideia de escrever esse livro porque quando ele ia às livrarias notava que não haviam livros sobre filosofia para jovens ou que os estimulassem a questionamentos acerca da vida. Então, ele decidiu que escreveria um livro assim tendo a juventude como alvo. Desse desejo surgiu essa obra maravilhosa, a qual já vendeu mais de 1 milhão de exemplares e eu creio nem ser capaz de dizer o quão maravilhosa ela é.
Eu a conheci quando uma professora me indicou depois de eu ter dito que não gostava de filosofia, ela me emprestou e li o livro, porém eu não tinha tanta maturidade para entender tudo que estava ali escrito. Mas, ano passado, eu quis comprar e ver se eu conseguia entender algo de filosofia com a ajuda dele, já que esse ano presto vestibular. Os resultados foram maravilhosos, além de ter me ajudado a entender, estimulou- me e posso até dizer que tenho tido melhores resultados na aulas de filosofia.
Se você é uma pessoa que não gosta de filosofia, com certeza, essa é uma ótima maneira de adentrar nela e, acredite, é muitooo interessante e todo o enredo da história é bem envolvente.
Tudo começa às vésperas do aniversário de Sofia Amundsen quando ela começa a receber bilhetes anônimos e muito intrigantes vindos do Líbano. O primeiro perguntava: Quem é você?. E a cada nova carta era um enigma que surgia; e, no desenrolar da história, ela cria uma nova visão sobre o mundo que a cerca, como se ela estivesse com os olhos vendados durante toda a sua vida e após cada nova lição recebida, mais ela conseguia enxergar esse mundo e a história da humanidade.
Bem, não vou contar mais do que isso, mas caso vocês queiram participar dessa aventura filosófica e existencial, vale muito a pena ler. Se preparem porque, com certeza, vocês vão grifar muitas partes do livro, porque é muita informação interessante e além disso, O Mundo de Sofia é o tipo de livro que você lê já pensando em reler. Foram tantas ideias e novidades na minha cabeça, que assim que terminei queria voltar e absorver cada vez mais..
Espero que tenha gostado e caso você seja alguém não muito simpatizante com a filosofia, tente essa leitura e talvez essa realidade mude. Porém, se você adora filosofia, bem..é uma leitura quase que obrigatória. Rs. Beijoos :*
Até a próxima!