Páginas

domingo, 29 de novembro de 2015

Princesa Sob os Refletores - Meg Cabot

Olá, pessoal!! 

Hoje, eu venho escrever sobre o segundo livro da coleção Diário da Princesa, o Princesa Sob os Refletores.
Sinopse:

Acompanhe as surpresas vividas por Mia, uma típica adolescente de Nova York que descobre ser herdeira do trono de um pequeno país. Em seguida, fica sabendo que terá um irmãozinho, pois sua mãe está grávida do seu professor de álgebra. O que mais poderá acontecer com essa garota?


Bom, depois de ter descoberto que é herdeira do trono de um pequeno país chamado Genovia, a vida de Mia muda drasticamente. E no segundo livro as surpresas e aventuras continuam. 
Agora, além de lidar com a ideia de que um dia vai herdar um trono, frequentar as aulas de princesa e estar cercada pela imprensa; Mia descobre que sua mãe está grávida do seu professor de álgebra e, então, todos vão morar juntos a partir disso.

Não sendo o suficiente, a sua avó (grand-mère) está planejando um casamento bombástico para a mãe de Mia e o professor, apesar dos esforços de todos de mostrarem que não querem um casamento assim tão luxuoso e com convidados que os noivos nem mesmo conhecem. E chega o dia do casamento e ela não cancela nada, o que faz a mãe da princesa ter de buscar uma outra alternativa. 

Além de planejar o casamento, a avó de Mia apronta mais outra: marca um entrevista com uma jornalista super conhecida com a princesa, a qual perde o controle diante das câmeras e consegue piorar a situação.

Mas nem tudo vai mal, porque Mia está recebendo cartas e emails de um admirador secreto. Ela fica observando todos ao seu redor para descobrir quem é o garoto misterioso, que ela fica torcendo para ser o Michael - irmão de sua melhor amiga. 

Bem, assim como o primeiro, é um livro maravilhoso. A leitura é deliciosa, leve e te arranca umas boas risadas. Apesar de ser um livro adolescente, acho interessante de ser lido por qualquer idade, até mesmo para relembrar esses momentos de escola e situações da adolescência. 

Beijos, espero que tenham gostado!!


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Lucíola - José de Alencar

Olá, pessoal!! Tudo bem?


Sinopse: 

Independente e altiva, Lúcia, a mais rica cortesã do Rio de Janeiro, não se deixava prender a nenhum homem. Até conhecer Paulo. A partir daí, ela se vê totalmente entregue; tudo o que quer é permanecer junto dele. Esse romance passa a ser o assunto mais comentado na Corte. Os comentários chegam aos ouvidos de Paulo e o incomodam profundamente. Valeria a pena romper seu relacionamento só para manter a boa imagem diante das pessoas?.
Um dos mais polêmicos romances de José de Alencar.

Lucíola do José de Alencar é um livro inspirado na obra A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas. Ele é bastante conhecido pelos estudantes devido fazer parte de alguns dos paradidáticos exigidos nas escolas.
É o quinto romance do autor, é classificado como um romance urbano e, de certa forma, funciona como um documento da sociedade da época. A história se passa no Rio de Janeiro e Alencar faz duras críticas à vida urbana daquele período. 
A história retrata o indivíduo mercantilizado pela sociedade e a questão da venda do corpo.

Paulo, um ingênuo jovem recém-chegado ao Rio de Janeiro, em uma das festas da Corte encontra a Lucíola, encantado com a beleza da moça, corteja-a. Seu amigo, Sá, avisa-o, então, que ela não é uma senhora como ele estaria pensando, mas sim, uma das cortesãs mais requisitadas da cidade. 



Apesar de envergonhado com a situação, ele não consegue esquecer a Lucíola, mas fica receoso de envolver-se com ela e, assim, apaixonar-se. Lucíola, uma personagem bastante contraditória, vive momentos de idas e vindas com Paulo, o qual acredita que ela, também, sente algo por ele. 

A personagem revela a ele o motivo que a fez se encontrar naquela condição de cortesã e, a partir disso, ela revela também a sua alma pura e casta, mesmo diante de tudo que já viveu. Apesar de sua condição de vida, ela ainda possui sua essência intocável. 

Por ser uma obra romântica o livro apresenta esse sentimentalismo, idealismo, purificação do amor e, por diversas vezes, recorre à natureza para expor o interior dos personagens. 

Espero que tenha gostado! Bjs!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Cinco Minutos - José de Alencar

Olá, pessoal!!

Hoje, venho falar do livro Cinco Minutos do meu amado José de Alencar, meu conterrâneo aqui do Ceará. 


Sinopse: 



Um rapaz perde seu ônibus por cinco minutos e, ao entrar no seguinte, senta-se casualmente ao lado de uma mulher cujo rosto estava coberto por um véu. A moça permite que ele lhe segure as mãos e lhe beije o ombro. A fim de localizar sua amada misteriosa, o narrador vai descobrindo mais detalhes sobre sua musa e espanta-se com os recursos da moça para permanecer incógnita. Várias viagens são necessárias até que o mistério se resolva e o casal possa encontrar a felicidade.

Bom, como a sinopse mesmo diz a história começa quando o personagem principal, por um atraso de cinco minutos,
 ( daí o nome da obra) perde o ônibus e, então, tem de pegar o próximo. Nele, ele senta ao lado de um mulher misteriosa (Carlota), a qual tem o rosto coberto por um véu e que aos poucos começa a se aproximar dele, através de pequenos gestos e carícias. A partir disso, ele fica curioso e tenta desvendar a identidade dessa mulher. 

Mas, em um determinado ponto da viagem, ela desce do ônibus, porém antes diz a ele: Non ti scordar di me ( não me esqueça - italiano). Ele confuso e com o desejo de falar com ela, sai atrás dessa, mas já não a encontra. Apesar de não conhece-la, ele passa dias pensando na mulher enigmática do ônibus. 


Diversas vezes, ele a procura na cidade, nos teatros, nos bailes...e até a encontra algumas vezes, mas não consegue acabar com o mistério e sempre trocam poucas palavras. Amargurado, ele decide viajar a fim de esquecer toda essa situação e poder continuar sua vida, já que, para ele, ela parecia apenas estar brincando com os seus sentimentos. 

Quando retorna de viagem, encontra uma carta de Carlota dizendo que se mudaria e queria vê-lo uma última vez, porém a carta já tinha sido escrita dias atrás e desesperado, ele decide ir atrás dela e descobrir o porquê dela sempre fugir dele, apesar de mostrar que o ama. 


No desfecho, a história mostra como o tempo é precioso e que mesmo cinco minutos são capazes de mudar o destino de uma pessoa bruscamente. 


''Isto prova que a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina; mas um grave defeito para um homem.''

Cinco Minutos - José de Alencar
"Podia dar-lhe outra resposta mais breve e dizer-lhe simplesmente que tudo isto sucedeu porque me atrasei cinco minutos.Desta pequena causa, desse grão de areia, nasceu a minha felicidade; dele podia resultar a minha desgraça. Se tivesse sido pontual como um inglês, não teria tido uma paixão nem feito uma viagem; mas ainda hoje estaria perdendo o meu tempo a passear pela rua do Ouvidor e a ouvir falar de política e teatro." José de Alencar, Cinco minutos

Deixo aqui para quem quiser ouvir o áudio-book da obra:




Espero que tenha gostado. Um Beijo e até a próxima!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A Rainha da Fofoca - Meg Cabot

Olá, pessoal!! 

A resenha de hoje é de um livro cuja a autora eu adoro, mas que, infelizmente, não me agradou com esse livro. Como vocês já viram no título, o livro é A Rainha da Fofoca, ele faz parte de uma série de três livros, sendo esse o primeiro. 


Sinopse: 

Lizzie Nichols não tem a mínima ideia do que vai fazer da vida e está detonando o dinheiro da formatura em uma viagem para visitar o namorado que conheceu há apenas três meses, mas isso não é nada. O problema é que Lizzie não consegue guardar nenhum segredo, o que a coloca em situações delicadas, como ficar presa em Londres sem um teto ou dinheiro. Felizmente, uma amiga está por perto para ajudar, mas ela estraga tudo outra vez. Lizzie está no limite e precisará provar que pode usar sua boca grande para algo de bom.

Bem, como já diz a sinopse, a personagem principal é a Lizzie, que ao contrário das outras personagens da Meg que conheço, não é determinada e madura. Ela é bem perdida em várias áreas da vida dela, o que me fez não gostar da protagonista. 
A história começa quando Lizzie se forma na faculdade, ou não, porque ela não fez a monografia e, desse modo, não se formou realmente. E ela descobre isso pouco antes de viajar para Londres para ver o seu namorado, o qual mal conhece e tudo que ela pensa em relação a ele é algo idealizado. 

Após passar poucos dias com o namorado em Londres e descobrir quem ele realmente era, ela decide abandoná- lo, mas está em um país desconhecido e sem um local para ficar. Até que ela lembra que sua grande amiga está na França, ajudando em um casamento, e é para lá que a Lizzie vai e confusão da vida dela só aumenta. 

Com a sua dificuldade de conseguir segurar segredos, ela se encontra em mais outra enrascada e tem de fazer algo para mudar toda a confusão que ela causou. 

O livro é divido em três partes. As duas últimas são as que salvam o livro, porque a primeira é irritante devido a trapalhadas da Lizzie. Por isso, que quando comecei a leitura já me decepcionei pensando que o livro todo ia ser só aquilo, mas insisti na leitura e foi melhorando e, tenho que admitir, até ri depois. 

Bom, no geral, não gostei muito do livro. E caso você nunca tenha lido um livro da Meg, não recomendo que comece por esse. Mas, pelo que eu pude ver no Skoob, também tem muita gente que gostou, afinal vai do gosto de cada um. 

Os outros livros da série: 



Se você já leu e gostou, comenta aqui em baixo e me conta. Espero que tenham gostado da resenha, porque, para mim, foi um pouco difícil de escrever, já que não me identifiquei com as personagens.
Um beijo e até a próxima!!!


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Tag: Livros Não Lidos

Olá, pessoal! Tudo bem??

Hoje, venho com a segunda tag do blogger, que é sobre os livros não lidos da minha estante. E eu tenho que admitir, não são poucos!! rs
Vamos lá!!

1. Livro não lido mais antigo da sua estante:



Bem, eu não sei, exatamente, se esse é o livro que eu tenho a mais tempo e ainda não li. Mas, se não for, deve ser uns dos mais antigos. Inocência do Visconde de Taunay foi um livro que ganhei e que não esteja na minha lista de desejados, acho que por isso ainda não o li. Além disso, não me interessei tanto pela história e já li até, aqui na internet, que o primeiro capítulo é bem chato. Acho que tudo isso somado e por ter livros que me interessam mais, eu ainda não o li, mas eu ainda quero fazer isso um dia.

2. Livro que você comprou por impulso:


Assim que li esse tópico, pensei nele, por que até hoje eu não sei o motivo de eu ter comprado ele. Com certeza foi super, hiper, mega impulso. Um colega meu, filósofo, indicou-me e eu lembro que fiquei bem empolgada na época, foi um período que eu estava começando a me interessar pelo assunto. Mas depois das minhas aulas de filosofia na escola, fiquei desinteressada pela matéria e só voltei a gostar esse ano, porque tive a oportunidade de ter um professor maravilhoso. Quem sabe, agora, então, eu o leia.

3. Livro que você ganhou e não estava na sua lista de desejados:



Bem, é bastante raro isso acontecer, porque, geralmente, quem me dá livros conhece meu estilo de leitura e costumam acertar. Mas acontece, como aconteceu com o Inocência, o qual falei no primeiro tópico. Caninos Brancos foi um livro que ganhei na Noite da Poesia da minha escola. Nesse evento, os ganhadores além das medalhas sempre ganham um livro e o meu foi esse. Eu não li ainda foi mais por questão de tempo, porque eu simpatizei com a história e achei bem interessante porque ele mostra a visão que os animais tem dos humanos. 

4. Livro que você se arrependeu de ter comprado:



Outro tópico que já sabia qual livro iria selecionar. Belle foi um livro que eu comprei na Bienal do Livro faz uns anos, porque eu tinha lido vários e vários comentários positivos sobre ele. Ele trata de um tema que é pesado, então, por isso, o livro também tem uma leitura pesada e que não me agradou. Eu tentei ler até onde consegui, já que li tantos elogios, mas, realmente, vi que não fazia o meu estilo de leitura. Porém, é um livro que agrada a maioria e, inclusive, tem 4.3 pontos no Skoob. O meu livro troquei no sebo pelo Jogos Vorazes. 

5. Livro que você queria muito ler quando adquiriu e perdeu a vontade: 



Eu ouvi falar desse livro na aula de literatura e adorei a história, o professor fez ela parecer bem interessante e eu fiquei bem empolgada para querer ler; comprei, mas até hoje não li. E, sendo sincera, não sei bem o porquê. Eu, realmente, gosto da história, mas acho que estou procurando o momento certo de lê-lo. Algumas leituras que eu me identifiquei mais, ultimamente, tomaram o lugar dele. Mas, próximo ano, vai dar certo.

6. Livro que você tem vergonha de ainda não ter lido:


Com certeza, é o Extraordinário. Eu só leio elogios relacionados a ele e tenho muita vontade mesmo de ler esse livro. Ele está na lista das minhas leituras mais próximas e eu estou bem ansiosa para descobrir esse livro, porque, de fato, ele parece ser maravilhoso. Eu nem sei porque ainda não li o livro e acredito que quando fizer isso, vou me arrepender de não ter feito antes. 

7. Quantidade de livros não lidos da sua estante:

Viche, essa é difícil, porque eu não sei nem quantos livros tenho e quantos não li. Realmente, não faço ideia. Porém, dando uma estimativa bem superficial, eu acho que seja na faixa de 40 livros e eu não duvido que seja um número maior, já que eu costumo comprar mais livros do que eu consigo ler. Mas é nessa faixa, de 40 até quem sabe 50. 


Espero que tenham gostado da tag, se você já leu algum desses livros, comenta aqui em baixo, quem sabe você não me ajuda e faz com que eu tenha vontade de lê-los, rs. Até a próxima!! Bjs! 



segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A Lista Negra - Jennifer Brown

Olá, pessoal!!

A resenha de hoje é sobre um livro que, para mim, não está apenas entre os melhores que li esse ano, mas, também, os melhores que já li na vida. Assim como O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder, o qual me marcou profundamente e que a mensagem dele serviu para a minha vida, esse livro me marcou bastante, devido a sua temática e o quão real ele é.

Bem, sem mais delongas..O tema dele é sobre o bullying e eu acredito que seja por tratar de um tema tão próximo da gente que ele se torna marcante, afinal, quem já não foi vítima, já praticou ou presenciou uma situação dessa? 

Os personagens principais são Valerie e Nick, ambos são considerados diferentes pelos alunos da escola que frequentam. Valerie devido suas roupas é apelidada de Irmã da Morte e sofre, constantemente, diversos insultos, assim como Nick. E é, justamente, isso que acaba unindo os dois, inclusive eles começam a namorar. 
E apesar de eles vivenciarem isso por muito tempo, torna-se cada vez pior lidar com o bullying, principalmente para Nick, ele tem uma dificuldade bem maior de suportar tudo isso. 

Além disso, a Val, também, enfrenta problemas em casa, com uma família que não dá o apoio necessário e com pais que não possuem uma boa relação e, diante de todo esse cenário, ela decide fazer uma lista negra com o nome de pessoas, famosos, conceitos, tudo que ela não gostava. Essa lista é para ela uma válvula de escape, um modo de ela liberar tudo aquilo de negativo da vida dela. 
Ao descobrir a existência dessa lista, Nick a aumenta, colocando também as pessoas que fazem bullying com ele e que sempre estão o magoando. 

E é a partir dessa lista que se tem todo o desenrolar da história, porque para Val aquela lista era apenas um forma de expressar tudo que ela sentia, mas para Nick era algo que, realmente, deveria ser levado a sério. 
''E foi assim que começou a a famosa Lista Negra : como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que nem eu imaginava. '' Página 85. 
Não é entanto que no dia 2 de maio o Colégio Garvin vai ser marcado por uma grande tragédia. 
Nick depois de vários dias faltando as aulas, finalmente, aparece. Mas não para assistir as aulas e, sim, armado e pronto para assassinar os integrantes daquela lista. Quando a Val nota o que está acontecendo e qual o motivo do Nick está atirando naquelas pessoas, ela decide impedir que ele continue essa loucura e se joga em frente da arma, salvando uma de suas inimigas, e sendo atingida na perna. E, logo após, o Nick acaba se suicidando. 

Depois dessa fatalidade, ela se encontra diante de uma grande questão. Seria ela vítima de todo o ocorrido, afinal era ela quem sofria, constantemente, com o bullying; ou culpada, já que a lista negra começou de uma ideia sua?? 

E o livro vai mostrar que, de certa forma, todos os envolvidos nessa tragédia são vítimas, mas também contribuintes para ela acontecesse. 


...Espero que vocês tenham gostado da resenha. Quero indicar essa leitura para quem ler esse post, principalmente, para os jovens, que vivenciam situações como essas nos seus cotidianos e que elas, infelizmente, só tendem a, de fato, desencadearem situações dramáticas como essas. Então, eu quero salientar que o bullying não é uma brincadeira e, sim, uma questão que deve ser levada a sério, porque ela faz, diariamente, muitas vítimas, as quais muitas ficam marcadas a vida toda por uma atitude em que todos saem perdedores. 

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...