Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Soneto de Shakespeare

Olá, gente!!!

Estou lendo Sonetos de William Shakespeare. São 154 deste autor. Ainda não terminei, mas super recomendo. 
Simplesmente amei alguns sonetos e já marquei os meus prediletos, entretanto outros já li várias vezes e não consigo entender absolutamente n-a-d-a. Mas não deixa de ser um ótimo livro....cada vez que leio fico abismada com a inteligência dele.

Entre alguns post e outros irei postar alguns  sonetos...Hoje escolhi o soneto de número 25, meu preferido até agora. Espero que gostem, não está com as mesmas palavras que está o meu no livro, pois quem traduziu foi outra pessoa, mas achei até mais fácil de compreender o soneto.

Antes vou colocar uma pequena definição do que é soneto para quem ainda não conhece:
Uma composição de forma fixa  dispostos em 5 estrofes, sendo dois quartetos e três tercetos. O desenvolvimento da ideia subordina- se aos limites das estrofes, e se faz por períodos que se contém rigorosamente em cada estrofe, de forma que o fim destas é marcado por uma pausa.

Amantes da leitura deleitem-se!

SONETO 25

Deixa aqueles cuja sorte brilha nas estrelas
Gabarem-se das públicas e nobres pompas,
Enquanto eu, impedido de tal fortuna,
Não procurei a alegria naquilo que mais prezava.
Dos príncipes os diletos espalham belas flores,
Mas como o mal-me-quer sob o sol,
E em si mesmos jaz enterrado seu orgulho,
Cuja glória fenece sob um mero olhar.
O esforçado guerreiro, notável por suas batalhas,
Após mil vitórias, ao perder uma delas,
Tem seu nome riscado do livro das honrarias,
E vê esquecido tudo por que lutou.
Feliz sou eu, que amo e sou amado,
De onde não me movo nem sou movido.

 
Segundo a tradução de Thereza Christina Rocque de Motta.



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ler é importante

Olá!! 
Estava lendo meu livro de Literatura e encontrei um texto que comenta sobre o que está acontecendo com o homem atualmente em relação à leitura e fala também da importância desta.
Gostei tanto do texto que resolvi postar aqui...Espero que reflitam sobre ele: 

Hoje já chegamos a uma época em que os romancistas e os poetas são olhados como criaturas obsoletas, de priscas eras. No entanto, só eles, só a boa literatura poderá evitar o tráfico final desta mecanização: o homem criando mil milhões, virando máquina azeitada que age corretamente ao apertar do botão - estímulo adequado. A arte, e dentro dela a literatura, é talvez a mais poderosa arma para evitar o esclerosamento, para manter o homem vivo, sangue, carne, nervos, sensibilidade; para faze-lo sofrer, angustiar-se, sorrir e chorar. E ele terá então a certeza de que ainda está vivo, de que continua escapando.
A literatura é o retrato vivo da alma humana; é a presença do espírito na carne. Para quem, ás vezes, se desespera, ela oferece consolo, mostrando que todo ser humano é igual, e que toda dor parecer ser a única; é ela que ensina os homens os múltiplos caminhos do amor, enlaçando-os em risos e lágrimas, no seu sofrer semelhante; ela que vivifica a cada instante o fato de realmente sermos irmãos do mesmo barro.
A moléstia é real, os sintomas são claros, a síndrome está completa: o homem continua cada vez mais incomunicável ( porque deturpou o termo comunicação), incompreendido e incompreensível, porque se voltou para dentro e se auto-analisa continuamente, mas não troca com os outros essas experiências individuais; está " desaprendendo " a falar, usando somente o linguajar básico, essencial, e os gestos. Não lê, não se enriquece, não se transmite. Quem não lê, não escreve. Assim, o homem do século XX, bicho de concha, criatura intransitiva, se enfurna dentro de si própio, ilhando-se cada vez mais, minado pelas duas doenças do nosso tempo: individualismo e solidão.

(
Ely Vieitez Lanes )


''Se a literatura de uma nação entra em declínio, a nação se atrofia e decaí. ''

Espero que tenham gostado do texto...Estou lendo o livro Sussurro e em breve sou fazer uma resenha aqui no blogger... 

Bjos!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Um amor pra recordar - Nicholas Sparks

Olá, gente!!
Tô aqui de novo, as aulas não estão deixando eu postar muito. Já tava morrendo de saudades de escrever aqui no blogger.
Vim  escrever sobre o último livro que eu li, terminei a séculos, mas não tive tempo de postar. Vou falar do ''Um amor pra recordar'' do Nicholas, um dos meus escritores prediletos.

Sinopse:
Quando tinha dezessete anos, a vida de Landon Carter mudou para sempre. Isso foi há quarenta anos, quando ele se viu diante de um impasse que pode ser catastrófico para um rapaz dessa idade: arrumar uma companhia para o baile de formatura. Landon já havia namorado uma garota, Angela, mas antes das férias daquele verão ela o havia trocado por um rapaz mais velho e com um carro mais bonito. Mas naquele ano, não tinha mais nenhuma opção feminina para acompanhá-lo ao baile em honra aos ex-alunos da escola. Então ele arruma a única companhia Jamie Sullivan.

Meus comentários:
Conta a história de Jamie, uma garota muito religiosa, solidária e filha do reverendo da cidade de Beaufort. A história é contada pelo próprio Landon, o que pra mim ficou melhor ainda, parecia que ele estava conversando comigo. Foi uma leitura perfeita.

Eles estudaram desde pequenos na mesma escola, porém não se conheciam profundamente.  A oportunidade aconteceu quando Landon participou do grande espetáculo de teatro que acontecia todo ano na cidade...Os dois acabam se conhecendo bem melhor e ele se apaixona por ela, mesmo com todas as suas diferenças, ele era um adolescente um pouco que rebelde ( apesar de eu não ter achado tanto, o que ele fazia de estranho era comer amendoim no cemitério e algumas coisas típicas de jovens rsrs). Porém, algo pode impedir esse relacionamento deles...
Não quero dizer o que é, apesar de saber que todos já conhecem a história, mas prefiro realmente não comentar.

O que eu mais amei, adorei e supeeeeeeeeer adorei foi o fato de a Jamie ter conseguido mudar o jeito de ser do Landon, ela conseguiu o tornar  uma pessoa melhor. Ele foi o milagre dela e ela o dele. 

Quem quiser tem também o filme, é bom, tenho que admitir, mas eu gostei mais do livro. Os personagens pareciam ser bem mais agradáveis...Já alguns preferem o filme..isso varia de pessoa para pessoa. Espero que gostem dos dois...



Frases do livro e do filme:

 "Descubra quem você é, e faça disso um propósito."
 "O amor é paciente e benigno, não arde em ciúmes; o amor não se ufana, não se ensoberbece; O amor não é rude nem egoísta, não se exaspera e não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Está sempre pronto para perdoar, crer, esperar e suportar o que vier.''

  "Talvez Deus tenha um plano maior para mim, do que eu mesma tenho."
 "Você é o meu anjo."

 "Jamie salvou a minha vida. Ela me ensinou tudo... sobre a vida, esperança, e a longa jornada adiante. Sempre terei saudade dela. Mas o nosso amor, é como o vento, não posso ver, mas posso sentir."

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Saudades - Dia da saudade


Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,

é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...


Saudade é sentir que existe o que não existe mais...


Saudade é o inferno dos que perderam,

é a dor dos que ficaram para trás,

é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:

aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:

não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Pablo Neruda

Dia da Saudade

Olá gente!!
 
Finalmente tive um tempinho e vim postar aqui no blooger. O dia da saudade foi no dia 31 agora de janeiro, sei que tô meio atrasada, mas vou postar algumas frases e textos.

Quem nunca sentiu saudades??!! Impossível!! Hoje estou sentindo muitaa saudades, porque ontem meus parentes que vieram passar as férias aqui foram embora! Também estou com saudades da minh amiga Thana que saiu da escola!!
E você está com saudade de quem ou o que???  
 Essa palavra sempre está presente no nosso cotidiano. Mas o que é saudade??
 "Saudades é a presença da ausência..."

Existe uma frase uma frase linda do Pablo Neruda que  fala sobre saudade:


...Saudade é amar um passado que ainda não passou,
É recusar um presente que nos machuca,
É não ver o futuro que nos convida...

Em 30 de janeiro celebra-se o "Dia da Saudade". Na gramática Saudade é substantivo abstrato, tão abstrato que só existe na língua portuguesa. Os outros idiomas têm dificuldade em traduzi-la ou atribuir-lhe um significado preciso: Te extraño (castelhano), J'ai regret (francês) e Ich vermisse dish (alemão).
No idioma inglês encontramos várias tentativas: homesickness (equivalente a saudade de casa ou do país), longing e to miss (sentir falta de uma pessoa), e nostalgia (nostalgia do passado, da infância). Mas todas essas expressões estrangeiras não definem o que sentimos.
São apenas tentativas de determinar esse sentimento que nós mesmos não sabemos exatamente o que é. Não é só um obstáculo ou uma incompatibilidade da linguagem, mas é principalmente uma característica cultural daqueles que falam a língua portuguesa.

Na solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas,
nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem , no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.
Que saudade...
Mário Quintana


Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...